O que é arte?

19/07/2015

Vamos começar do início, pela primeira pergunta que todo estudante de Artes deve se fazer: O que é Arte? Para responder essa questão, você precisa saber que existem duas formas de se pensar. A primeira forma é considerar a arte como fruto do trabalho de artistas famosos, geralmente inacessíveis ao público e que só surgiu muito recentemente. Já a outra maneira, é pensar a arte como forma de expressão, que está presente em toda sociedade desde os primórdios da humanidade.

Tendo este conceito em mente, a palavra arte nada mais é do que uma forma de nos tornar conscientes da existência dessas expressões. Contudo, temos a mania de procurar nas obras somente aquilo que nos agrada e descartar tudo aquilo que não gostamos com a seguinte frase: “Isso não é arte” ou “Qualquer criança poderia ter feito isso”.  É nesse ponto que esquecemos o lírico do artista e sua intenção ao retratar aquela imagem.

Mas isso não é tudo, nós temos inúmeras barreiras quando a imagem não condiz com nosso gosto estético. É visível a preferência pelas coisas que parecem reais. Alguns chegam até a pensar que as obras mais recentes têm obrigação de parecerem com a realidade devido ao conhecimento que se tem atualmente. Também há aquele sentimento de que a figura ali presente não está corretamente desenhada.

A figura abaixo faz parte de uma série de imagens feitas por Picasso. É gritante a imponência do primeiro touro, está perfeito, não conseguimos achar qualquer defeito nele. Mas conforme as imagens vão passando, é possível ser consumido pelo sentimento de que algo está faltando e quem ver somente a última imagem e não souber a intenção do artista, que é simplificar a imagem o máximo possível, provavelmente achará que o artista não sabe desenhar.

É por isso que precisamos dedicar um tempo para conhecer as obras de arte e tentar entender quais foram as razões daquele artista para podermos desmitificar todo o arranjo e até mesmo começar a gostar da imagem. É preciso levar em conta o momento histórico, o fim para qual foi feita, a técnica e principalmente qual o motivo que o artista possuía para mudar a aparência da imagem. (Veremos nas próximas postagens).

Para finalizar deixo aqui um alerta, é necessário ter equilíbrio para não cair nas armadilhas daqueles que sabem um pouco sobre arte, e ao lembrar de  todas essas informações diante de uma obra esquecem de apreciá-la!

0 comentários:

Postar um comentário